As férias são um momento tão esperado para relaxar e explorar novos lugares. E se você vai utilizar seu carro durante elas, é importante garantir que ele esteja em perfeitas condições antes de partir. Por isso, a seguir, abordaremos tudo sobre a revisão de férias.

Continue lendo e confira:

  • O que é revisão de férias?
  • Qual revisão fazer no carro antes de viajar?
  • O que é avaliado em uma revisão do carro?
  • O que verificar sempre no carro?
  • Por que a revisão de férias é importante?
  • Conte com a Bamaq para sua revisão de férias


O que é revisão de férias?

A revisão de férias é um conjunto de verificações e manutenções que você deve realizar em seu veículo antes de embarcar em uma viagem prolongada. 

Ela visa garantir que o carro esteja seguro, confiável e pronto para enfrentar a estrada. Uma revisão completa ajuda a evitar contratempos no meio da viagem e contribui para uma experiência de viagem mais tranquila.

 

Qual revisão fazer no carro antes de viajar?

Uma boa revisão não tem segredos: precisa avaliar e abranger todos os sistemas do carro, para garantir tudo em ordem e pleno funcionamento. Os principais tópicos que normalmente se orientam revisar são:

 

1. Verificação dos Fluidos

Certifique-se de que todos os níveis de fluidos, como óleo do motor, líquido de arrefecimento, fluido de freio e fluido de direção hidráulica, estejam adequados. Troque o óleo do motor se necessário.

 

2. Revisão nos Pneus

Cheque a pressão dos pneus e certifique-se de que estão em bom estado, incluindo o estepe. Verifique também o alinhamento e o balanceamento.

- Leia também: Pneus Run Flat: o que são, como funcionam e principais vantagens

 

3 - Freios

Certifique-se de que os freios estejam em bom funcionamento na revisão de férias. Isso inclui verificar as pastilhas e discos de freio.

 

4 - Sistema Elétrico

Analisar o estado da bateria, luzes de freio, faróis, piscas e luzes de ré.

 

5 - Suspensão: 

Garanta que a suspensão do veículo esteja em boas condições, pois isso afeta o conforto durante a viagem.

 

6 - Correias e Mangueiras: 

Verifique as correias do motor e mangueiras para garantir que não haja desgastes ou rachaduras.

 

7 - Sistema de Ar Condicionado: 

É importante também checar durante a revisão de férias o ar condicionado automotivo para garantir o conforto térmico durante a viagem.
 

O que é avaliado em uma revisão do carro?

Como explicamos acima, é essencial que uma boa revisão leve em conta os tópicos apresentados. Uma revisão de carro antes de viajar envolve uma avaliação detalhada de todos os principais componentes do veículo

- Saiba mais: Checklist de veículos: 15 itens para verificar antes de viajar


O que verificar sempre no carro?

Independentemente de uma viagem de férias, é importante manter um hábito de manutenção regular em seu veículo. Além dos itens mencionados acima, você deve verificar regularmente:

  • Filtro de ar: Substitua o filtro de ar conforme recomendado pelo fabricante;
  • Filtro de Combustível: Troque o filtro de combustível conforme as instruções do fabricante;
  • Fluidos: Verifique periodicamente os níveis de fluidos e faça as trocas necessárias;
  • Pneus: Mantenha a pressão dos pneus adequada e faça a rotação de pneus conforme as recomendações;
  • Direção: Verifique o alinhamento e o balanceamento das rodas regularmente;
  • Freios: Esteja atento a qualquer sinal de desgaste nos freios e verifique periodicamente.

 

Por que a Revisão de Férias é importante?

Em uma viagem, tudo o que você quer garantir é segurança e conforto para que qualquer contratempo, não atrapalhe os seus planos. A revisão de férias é crucial por várias razões:

  • Ela assegura a Segurança, ao garantir que seu veículo está em condições seguras para a viagem, reduzindo o risco de acidentes;
  • Uma boa revisão traz Confiabilidade. Isso porque ao revisar todos os itens, o motorista evita quebras e problemas mecânicos no meio da viagem, tornando a jornada mais confiável;
  • Mais Economia, uma vez que a manutenção adequada pode aumentar a eficiência de combustível, economizando dinheiro durante a viagem;
  • Conforto para o motorista e passageiros. Um carro em bom estado proporciona uma viagem mais confortável e agradável;
  • Revisar seu veículo periodicamente garante uma Longevidade do Veículo. A manutenção regular prolonga a vida útil do seu carro;
  • Fique em dia com a Legislação, pois cumprir os requisitos de segurança é obrigatório e ainda evita multas por infrações. Ou seja, elimine os possíveis transtornos. 

 

Conte com a Bamaq para sua revisão de férias 

Uma vez que entendemos que a revisão de férias é uma etapa fundamental para garantir uma viagem tranquila e segura. Aconselhamos você a se planejar com antecedência. 

concessionária Mercedes Bamaq conta com uma equipe capacitada e de excelência para garantir a melhor revisão do seu veículo. Conte com nossos serviços e agende hoje a sua revisão!

- Leia também: Revisão Mercedes-Benz: como é feita, diferenciais e principais valores